Publicidade - OTZAds

Saiba como consultar o IPVA 2021

Para quem tem carro, provavelmente uma das maiores preocupações todos os anos são as taxas de IPVA que mudam a cada ano.

Portanto, se você não sabe exatamente o que é o IPVA, como funciona e como é carregado ou se tem dúvidas sobre este assunto, veja tudo sobre o IPVA 2021 neste artigo.

Saiba mais sobre o que é IPVA e como consultar em 2021
O IPVA, também conhecido como Imposto sobre a Propriedade de Veículos, nada mais é do que um imposto cobrado anualmente pelos estados brasileiros.

Geralmente é calculado com base no valor dos carros no mercado, por exemplo, carros de luxo podem ter o imposto sobre a propriedade mais caro. Além disso, existem impostos a serem pagos pelos proprietários de veículos, que valem cerca de 3% do valor do veículo.

Portanto, cada estado pode cobrar taxas diferentes sobre o imposto sobre a propriedade. Mas se usarmos um carro usado como exemplo, o cálculo será baseado no preço médio pelo qual ele é vendido.

Também é importante consultar os valores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), popularmente conhecida como Tabela Fipe, em que cada carro, dependendo de seu modelo, ano e marca, tem percentuais diferentes.

Para os carros novos, principalmente os que estão a zero quilômetros de distância, o valor do ICMS é cobrado de acordo com o valor da nota fiscal. E para os carros importados, as tarifas aplicadas dependem do preço indicado no documento alfandegário, além de impostos e taxas.

O IPVA é arrecadado da seguinte forma: cerca de 20% do valor vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Capitalização dos Profissionais da Educação (Fundeb), sendo o restante cerca de 50% para o estado e a outra metade para o município onde descobrir o veículo.

O percentual do IPVA nesta arrecadação que se destina ao estado aplica-se a outras áreas do estado, como saúde, segurança pública, educação e infraestrutura.

Publicidade - OTZAds

Como consultar o IPVA 2021?
Para visualizar o IPVA 2021, você deve aguardar que seu estado divulgue sua data de pagamento. Por exemplo, o governo do Acre já disponibilizou 2021, quando será feita uma redução de 10%.

De acordo com o cronograma definido pelo estado, o vencimento da primeira parcela foi apurado em janeiro de 2020, e os dados são baseados no número final da placa do veículo.

Portanto, para realizar a consulta do IPVA 2021, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) da sua região, informando seus dados e CPF para verificar se há novas taxas de pagamento disponíveis.

Deixe um comentário