Publicidade - OTZAds

Vale-gás nacional pode ser pago em setembro; confira os valores

O Vale do Gás Nacional é um dos programas sociais planejados pelo governo federal para este ano. Segundo a CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) planeja lançar o programa em setembro.

A ideia era, inicialmente, lançar o benefício junto com o Auxílio Brasil, uma reformulação do Bolsa Família, em outubro. Porém, com o aumento do valor do gás de cozinha, Bolsonaro reavaliou o adiantamento do programa para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O valor do gás de cozinha pode chegar a US $ 200, segundo estimativas. A solução inicialmente dada pelo governo federal foi, ao invés de oferecer o vale-gás nacional, entregar o contêiner de 13 kg em cada residência. A medida se mostrou inviável principalmente pela quantidade de logística que seria necessária para fazer as entregas.

Portanto, o que está sendo estudado e analisado no momento é o pagamento de uma verba – a “receita de gás” nacional – para que famílias carentes comprem sua própria botija de 13 kg.

Com isso, o valor do recebimento do gás está sendo definido, mas os valores citados até agora giram em torno de US $ 120, pagos a cada dois meses. Assim, o impacto orçamentário do programa é estimado em R $ 3 bilhões.

O custo dos recursos está programado para vir dos programas de incentivo à energia limpa da Petrobras, por isso o Ministério de Minas e Energia participa ativamente da organização do programa.

O preço do gás de cozinha não é apenas uma reclamação das famílias, mas também alvo de críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Portanto, o presidente está tentando se proteger de possíveis exposições nas eleições de 2022.

A popularidade do presidente Bolsonaro diminuiu e o lançamento do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional é visto como uma forma de reverter a situação, principalmente entre os mais pobres.

Ajuda e tíquetes de gás para o Brasil

O governo federal está tentando lançar o vale-gás e o auxílio Brasil ainda este ano. Os programas precisam atingir as famílias em vulnerabilidade social, especialmente na pobreza e na pobreza extrema.

Valores do programa:

Ajuda ao Brasil: governo espera pelo menos R $ 300 por mês;
Vale-gás nacional: cerca de US $ 120 a cada dois meses.

Data de lançamento:

Auxílio Brasil: promessa do governo para novembro, mas falta liberação fiscal no orçamento. Entenda aqui.
Vale gás nacional: o lançamento pode ocorrer em setembro, mas as datas ainda não estão definidas.

Deixe um comentário