PIS Pasep 2021: saiba quando o abono salarial será pago aos trabalhadores

Quem estava contando com a liberação do abono salarial PIS Pasep em 2021 terá que esperar um pouco mais. Isso porque o cronograma de benefícios foi prorrogado e deve começar em janeiro de 2022. A decisão foi tomada em março, em reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), após acordo entre governo, empresas e trabalhadores.

A prorrogação do abono salarial teria sido condição do governo para recriar o BEm (Benefício Emergencial), benefício que visa complementar a renda dos trabalhadores que tiveram jornada de trabalho e salários reduzidos. A resolução aprovada pelo Codefat prevê “melhores esforços para garantir” que todos recebam o PIS Pasep durante o primeiro semestre de 2022.

As datas de pagamento devem ser divulgadas no início do próximo ano, quando o banco de dados enviado pelos empregadores a partir de outubro de 2021 tiver concluído o processamento e a lista de beneficiários é concluída.

Para receber o abono salarial na próxima rodada, será necessário ter trabalhado com carteira de trabalho assinada ou como servidor público em 2020, ter recebido em média até dois salários mínimos por mês e estar inscrito no PIS / Pasep por pelo menos cinco anos.

No caso do PIS (funcionário de empresa privada), é possível fazer a consulta pelo aplicativo Caixa Trabalhador, pelo site da Caixa ou pelo telefone 0800 726 0207. Para o Pasep (servidores públicos) é necessário obter as informações nos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (outras cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Valor do PIS Pasep O valor do abono salarial costuma acompanhar o salário mínimo, que hoje é de R $ 1.100, mas será reajustado para o ano que vem. A alta da inflação nos últimos meses fez com que o governo elevasse a projeção para o salário mínimo em 2022.

Deixe um comentário